4 Pontos Básicos da TI em Pequenas Empresas
Home / Gerenciamento /

4 Pontos Básicos da TI em Pequenas Empresas

Compartilhe este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Esta coisa de gestão da TI é para grandes empresas, com equipe de especialistas para cada área e com capacidade de altos investimentos em tecnologia. Eu sou pequeno demais para estas coisas!

Palavras de Um Empreendedor Anônimo

4-PONTOS-DA-TI-PEQUENAS-EMPRESAS

Muitos empreendedores já reconheceram que a TI (tecnologia da informação) é uma ferramenta estratégica para seus negócios. Quer aumentar suas vendas, sua produtividade, seus custos ou alcançar uma fatia maior de seu nicho de mercado? Qualquer que seja a estratégia, sempre terá algum aspecto em que as soluções da TI serão fundamentais.

Mas, alguns empresários chegam a pensar que o tamanho de suas empresas não possibilita investimentos viáveis e acessíveis para esta área em seus negócios. Acostumados e conviver com dois extremos de seus fornecedores mais comuns (Uma loja de informática que fornece suporte e assistência técnica ou uma empresa de software que lhe fornece algum sistema gerencial), empresários de pequenas empresas vivem o constante dilema de atender as sugestões destes dois fornecedores, muitas vezes conflitantes. Ás vezes, investimentos feitos em uma área (software x hardware x rede) não resolve os seus problemas ou agiliza seus processos.

Como gestor de sua pequena empresa, existem 4 pontos básicos de atenção para que você tenha o mínimo de controle de seu ambiente de TI e tenha condições de planejar melhor seus investimentos e escolher de maneira inteligente os produtos e serviços que lhe são oferecidos:

1° Ponto de Atenção: Infraestrutura de Rede (Cabeamento Estruturado e Links)

É fundamental que sua infraestrutura física de TI seja minimamente estruturada. Isto quer dizer que vale sempre a pena investir em cabeamento estruturado, um melhor link de internet, router e switch que possibilitem trafegar os dados com a qualidade e desempenho suficiente para que não haja dúvida se qualquer outro componente (como um servidor ou sistema) não funcione bem. Nos anos de consultoria e assessoria para pequenas empresas, já me deparei com situações em que os equipamentos (PCs e Servidor) eram suficientes para executar o ERP que era o melhor de mercado, mas o custo de manutenção e suporte desta empresa era altíssimo. Simplesmente porque o cabeamento e os dispositivos da rede eram totalmente deploráveis.

2° Ponto de Atenção: Serviços e Servidor

“O servidor é o coração de toda rede”, alguém disse. Com um servidor bem configurado, somente com os serviços importantes ativos e bem gerenciado pode fazer toda a diferença em um ambiente de TI. Muitas pequenas empresas compram computadores “montados” e entendem que isso é o caminho mais razoável para usar como servidor em sua estrutura. Categoricamente, não! Qualquer que seja o tamanho da empresa ou o número de PCs que seja necessário na rede, um servidor é fundamental. Um servidor é construído para funcionar ininterruptamente e fornecer os recursos que uma rede necessita. Invista em um servidor sem preocupações. Qualquer que seja a aplicação ou sistemas que serão executados, sempre é um bom começo ter um servidor de verdade em sua rede.

3° Ponto de Atenção: Padronização de Estações de Trabalho

Este é um ponto fundamental para a disponibilidade dos recursos de TI para o usuário. Ao falar sobre padronização, estou afirmando a necessidade de que os PCs sejam semelhantes em hardware e software.  Envolve também a padronização de versões do sistema operacional, aplicativos autorizados, configurações de usuários e política de permissões no desktop e na rede. Deixar cada desktop com a “cara” de seu usuário dificulta o gerenciamento e abre brechas para falhas e interrupções desnecessários.

4° Ponto de Atenção: Segurança da Informação

É fato que estamos vivendo em um ambiente global inseguro. A segurança da informação é desafiadora em todas as esferas. Pequenas empresas com suas redes são alvo de ataques de hackers e malwares de maneira intensiva. E isto nem é percebido de fato pelos seus gestores.
Em sua pequena empresa se preocupe de se proteger em 3 lugares importantes:

  1. Routers e Firewall: Com a ajuda de um profissional com conhecimento técnico específico, configure seu router e ative o firewall neste dispositivo.
  2. Servidor: Sistema Operacional atualizado e solução antivírus apropriado é item básico de segurança da rede.
  3. Estações de Trabalho: Instale uma solução de antivírus e filtro de web em todas os PCs na rede. Mesmo que a política de sua empresa seja liberal com seus funcionários, proteja de maneira rigorosa cada dispositivo na rede e tenha a tranquilidade de garantir desempenho e produtividade de sua equipe. (Conheça a nossa solução de segurança gerenciada para pequenas empresas)

Estes 4 pontos são básicos e merecem sua atenção em qualquer estágio de maturidade que está seu ambiente da TI. Qualquer investimento nestes pontos é universal para qualquer tipo de negócio ou empresas de qualquer tamanho.

Como está seu ambiente de TI? Quais são seus planos de investimento nesta área? Comente abaixo e vamos conversar mais a respeito.

Se preferir, receba uma avaliação de TI para sua empresa. Vamos diagnosticar sua estrutura em 20 itens importantes e lhe sugerir melhorias para usar a tecnologia como estratégia de crescimento de seu negócio. Clique abaixo e fale conosco:

SOLICITE  AQUI A SUA AVALIAÇÃO DE TI GRATUITAMENTE


Compartilhe este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe-nos saber o que pensa. Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *